Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casa d'avó Madalena

Casa de uma matrafona que mora na Aldêa, passa o dia assentada no pial a dizer patochadas

Casa d'avó Madalena

Casa de uma matrafona que mora na Aldêa, passa o dia assentada no pial a dizer patochadas

Arrume a sua casa Arrume a sua vida

Avó Madalena, 07.08.15

transferir.jpg

A minha procura de novos métodos de organização não param. Tento melhorar e perceber que a confusão que vai na minha casa é reflexo da confusão que vai na minha cabeça.

Marie Kondo é especialista em arrumação com o seu "método mágico".

As dicas que apresenta chocam com a maioria das leituras que fiz até hoje. Para Marie deve ser feita uma arrumação profunda e não declutter de 1 peça de cada vez, além de desmotivador, demora imenso tempo (num ano só descartaríamos 365 artigos).

"Quando uma sala fica atufada, a causa é mais do que física. A confusão visível ajuda a distrair-nos da verdadeira fonte de desarrumação"

Esta frase quase mágica traduz o meu estado actual... com a depressão a casa virou um caos e a necessidade de acumular coisas também. Custa-me desfazer de roupas, livros, fotografias...mas vamos com calma que tudo se ultrapassará! Será o apego ao passado um reflexo do medo do futuro?

 Algumas ideias do livro: 

1 - Organizar por categorias e não por divisões da casa: consiste em agrupar as peças pelas categorias (roupas de cama, roupas de wc).

Por exemplo, eu tenho os meus lençóis no meu quarto e os do quarto do M, no quarto dele; as toalhas do wc de serviço estão no wc de serviço e as de banho estão na casa de banho grande - tenho portanto 2 espaços em casa com as mesmas coisas! Tudo junto mostra a dimensão exagerada da quantidade de toalhas e lençóis que possuo...

 

2 - Deitar fora antes de arrumar: se já separou algumas coisas deite fora: já - deitar fora de imediato impede que mudemos de ideias ou pior, que tenhamos de arrumar em algum lugar até podermos deitar fora (ou doar). Perceba o que pretende com a arrumação, qual o objectivo, o motivo que faz querer viver de outro modo, mais arrumado

Uma ajuda para descartar objectos é perceber se nos trazem alegria, se sim, podem ficar, se não.. qual a duvida? Fora!

 

3 - Atribua a cada coisa um lugar. Se as arrumar sempre no mesmo sitio todos saberão onde procurar e deixam de se espalhar pela casa como se fossem vírus. 

"O verdadeiro problema é quando temos mais do que precisamos ou queremos"

E eu tenho muito mais do que preciso em alguns itens: lençóis, toalhas, panos de cozinha (que merecem o lixo num saco preto e refundido), copos, canecas e toneladas de revistas que estava a guardar para um dia fazer uma feira de velharias (já passaram 3 anos e ainda não participei em  nenhuma)

 

"O segredo para manter um espaço organizado é procurar simplicidade máxima, de modo a poder perceber com um olhar rápido o que temos"

 E lá em casa temos uma gaveta cheia de carregadores de telemóveis, cabos que nem sei para que servem, DVD's que ninguém vê. tentei organizar os cabos em separadores o que na realidade deu uma visão linda e maravilhosa da minha gaveta, mas acontece que está cheia de carregadores de telemóveis que já não temos, de comandos universais que não serão usados. Está "visualmente organizado", mas atufado de tralha. (Acabei de me lembrar da minha "colecção" de relógios de bolso que andam soltos numa gaveta à espera que eu faça um quadro com eles....)

 

4 - Arrumar as coisas na vertical (desde roupas a livros). Experimentei no escritório, coloquei tudo o que dava na vertical e fiquei com as prateleiras mais livres de tal modo que quando entro parece que fomos assaltados. 

 

5 - Usar correctamente armários embutidos: parte de cima a roupa de outra estação e a  roupa de cama, no fundo as malas, mochilas.

 

6 - Apreciar as  coisas, estima-las, agradeçer a alegria que lhe dão, aprecie-as (eu tenho por hábito falar com a minha carrinha enquanto conduzo e agradeço não me deixar apeada, quando tem pouco gasóleo peço-lhe para chegar à bomba com jeitinho). Preciso muito dela e agradeço o esforço que a bichinha faz para subir ladeiras, mais, fico chateada quando ouço o marido dizer que ela anda pouco ou que está velha), também falo com as minhas plantas e faço questão que todas as orquídeas fiquem juntas à janela, porque sei que são bisbilhoteiras e são mais felizes à janela

"A organização do espaço é o ato sagrado de escolher uma casa para as coisas que possuímos"

 

 

7 - Uma casa organizada e apenas com artigos que gostamos fica mais arrumada: tem menos tralha para limpar, acumula menos pó, a sujidade vê-se mais facilmente logo limpamos mais e mais vezes. 

 

Um livro muito interessante, com ideias originais e bastante práticas que espero sinceramente colocar em prática.

Se a minha casa exemplifica a minha mente, então estou um caco mas tenho o poder de alterar isso mesmo