Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casa d'avó Madalena

Casa de uma matrafona que mora na Aldêa, passa o dia assentada no pial a dizer patochadas

Casa d'avó Madalena

Casa de uma matrafona que mora na Aldêa, passa o dia assentada no pial a dizer patochadas

Sopa de nabiças - há sempre uma primeira vez

Avó Madalena, 15.05.20

sopa.jpg

Ainda a tentar familiarizar-me com um objecto "estranho" na boca, as refeições têm sido à base de sopa... muita sopa!

Hoje fiz pela primeira vez sopa de nabiça (um dos lados positivos de comprar o cabaz local é que recebo sempre produtos sazonais, de qualidade e alguns que não compraria se fosse eu a escolher (pela rotina e hábito não costumo variar muito). Exemplo disso são as nabiças, nunca comprei, embora goste.

Como esta semana tinha nabiças tinha 2 hipóteses: esparregado ou sopa. Fui pela sopa.

Sopa de nabiças receita testada e aprovada!!!

Ingredientes:

  • 600 gr de batata
  • 100 gr de cenoura
  • 100gr de courgette
  • 100 gr de cebola
  • 1 dente de alho
  • 20ml de azeite
  • sal q.b.
  • 300gr de nabiças
  • 1,500 l de água quente

Preparação:

  • Piquei o alho e a cebola e coloquei no tacho, juntamente com as batatas, cenoura e courgette. Juntei a água e deixei ferver (entre 20 a 25 minutos, depende do fogão, do tipo de panela) (eu costumo espetar um garfo para verificar se está cozido)
  • Triturar, juntar a nabiça (eu não corto as folhas, gosto de as encontrar grandes, mas depende do gosto de cada um), sal e deixei ferver com o fogão no mínimo. 
  • Depois de desligar o fogão, coloquei o azeite, mexi e deixei ficar um pouco mais tempo na panela.

Dá deu para 2 doses ao almoço e guardei o resto para o jantar. (gosto de fazer comida para mais que uma vez: poupo tempo e energia (minha e do fogão).