Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casa d'avó Madalena

Casa de uma matrafona que mora na Aldêa, passa o dia assentada no pial a dizer patochadas

Casa d'avó Madalena

Casa de uma matrafona que mora na Aldêa, passa o dia assentada no pial a dizer patochadas

Temperança

Avó Madalena, 24.02.14


temperança (em latim: temperantia),significa equilibrar, colocar sob limites "moderar a atracção dos prazeres, assegurar o domínio da vontade sobre os  instintose proporcionar o equilíbrio uso dos bens criados


Pratiquei a temperança! Comecei na sexta feira - não bebi o meu habitual chocolate quente e como fui jantar fora, conseguir ceder às tentações do shopping: comi uma sopa de legumes. No sábado tomei o pequeno almoço em casa e consegui reduzir os cafés para 2 (diário), nada de bolos e bolinhos e excluindo o atum da omelete ao almoço, nada de proteína animal.

O domingo foi difícil: encontrei me com uma amiga numa pastelaria e a tentação era demais, mas ainda assim, não cedi. Mais um dia sem carne ou peixe, reduzi o café para 1. Isto na alimentação. Não fui a nenhum centro comercial durante o fim de semana, não comprei nada, não me deixei stressar (muito) com fatores externos e acho que fui comedida em quase todas as minhas acções.

Esta moderação é para manter.

O passo seguinte proposto por Benjamim Franklin é o silêncio... este vai ser dificil, desde qe me tornei fala barato que não fecho a matraca. Vamos ver como corre.


Speak not but what may benefit others our yourself, avoid trifling conversation